Projeto Cultural Farrapos - A Verdade e o Mito

Farrapos, a Verdade e o Mito 

 

Oberdã Pires, Jornalista, historiador, ativista cultural e cantor, herdou de seu pai (o tradicionalista Anápio Pires) e de seu célebre ancestral (Onofre Pires) o interesse pelo tradicionalismo e história do Rio Grande do Sul.
Partiu em uma expedição pelo pampa, realizando uma profunda pesquisa de campo na busca do que é verdade e do que é mito sobre a Guerra dos Farrapos.
Foram cinco anos de viagens, entrevistas e pesquisa. Oberdã Pires costuma dizer que “entrou um, e saiu outro homem” após mergulhar na História Farroupilha.
Para compartilhar o que aprendeu, lançou o DVD “Farrapos A Verdade e O Mito”, além do livro “O Meu País”, e o CD “A Guerra dos Farrapos”. Em 2019 lançará o longa-metragem “Farrapos, Quando o Amor Termina em Duelo”.
Em Porto Alegre apresenta o programa Tribuna Livre do Rio Grande na Rádio Pampa.
É Presidente da ONG RS LIVRE realizando um trabalho político, social e cultural. Ministra palestras contando sobre sua expedição, e o que descobriu sobre a Revolução Farroupilha.
A palestra FARRAPOS E VERDADE E O MITO é apresentada de forma didática, em resumo, sobre o que aconteceu ano após ano, de 1835 a 1845. Ilustrada por imagens do documentário “Farrapos A Verdade e O Mito”.

 

 

 

Material de divulgação.

© 2013 Oberdã Pires.                                                                                                                                                                Desenvolvido por WD3 Solutions

  • facebook-square
gaúcho